O LAZER NO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE – FHA
Palabras clave:
lazer, educação, projeto social.Resumen
Neste texto, apresentamos o Programa Minas Olímpica Geração Esporte - FHA enquanto possibilidade de educação para e pelo lazer. Para isso, foi necessária uma discussão preliminar sobre o que é a Fundação Helena Antipoff (FHA) e o Programa, para depois realizar uma explanação sobre o lazer e seu duplo aspecto educativo. Realizamos uma imersão em algumas atividades realizadas e pontuamos alguns caminhos para aprofundar e disseminar as possibilidades de uma Política Pública poder colaborar na educação, nas vivências culturais de tempo/espaço, para/pelo lazer, promovendo o protagonismo por meio dessas práticas. Definimos neste trabalho o entendimento de lazer como vivência e possibilidade concreta de exercer a cultura e a experiência de cidadania como um direito conquistado e que deve ser apropriado sem distinção de classe econômica, religião, gênero, raça e outros. Assim, a FHA dá um passo no sentido de fortalecer o pacto social pela construção de uma educação que garanta o acesso e a permanência de crianças em práticas educativas de lazer com uma qualidade de trabalho que dê significado às experiências vividas. Conquistas que exigem a participação de cada um de nós para que seja possível desenvolver com as crianças valores que as ajudem a construir relações para agir com liberdade e autonomia na transformação social.
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