DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)
Palabras clave:
educador físico, Estratégia Saúde da Família (ESF) educação fisicaResumen
Com os avanços das doenças crônicas, observam-se diversos incentivos governamentais para a inserção do profissional de Educação Física nas Unidades de Atenção Primária. O objetivo deste trabalho foi a busca de um consenso acerca do papel do educador físico na Estratégia Saúde da Família (ESF), respeitando as diretrizes definidas para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, tendo como marco teórico o conceito positivo de saúde. Por meio da revisão de literatura utilizada, foi possível observar a necessidade de um trabalho sistematizado, com a diversificação dos conteúdos adotados, reverenciando a formação de equipes multidisciplinares, garantindo, dessa maneira, o acesso integral e universal a todos os usuários, buscando sua autonomia.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CES 58/2004, de 31 de março de 2004. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2004/pces058_04.pdf>. Acesso em: 5 março 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
BRUGNEROTTO, Fábio Augusto. Caracterização dos currículos de formação profissional em Educação Física: um enfoque sobre saúde. 2008. Dissertação (Mestrado) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.
COUTINHO, Silvano da Silva. Competências do profissional de Educação Física na Atenção Básica a Saúde. 2011. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP, Ribeirão Preto, 2011.
ESCOREL, Sarah. Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1998.
.
PINELI, Paula Pereira; MORAES, Gustavo Henrique Silveira; PEREIRA, Eveline Torres. Oficina Educativa Interdisciplinar em Atenção Primária à Saúde: (re) pensando práticas curriculares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, 12., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013. v. 12. p. 1158-1158.
SANTOS, Sueyla F. da Silva; BENEDETTI, Tânia R. Bertoldo. Cenário de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e a inserção do profissional de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Pelotas, Rio Grande do Sul, v. 17, n. 3, p.188-194, junho 2012.
SILVA, Francisco Martins (Org.). Recomendações sobre condutas e procedimentos do profissional de educação física. Rio de Janeiro: CONFEF, 2010.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.