A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores/as

  • Karini Borges dos Santos Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação no Campo pela Faculdade Eficaz de Maringá/PR. Docente da UFPR
  • Hernani Augusto Guntowski Educador Físico graduado pela Uniandrade/PR.
  • Silvana Rodrigues Malheiro Huss Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Docente da Faculdade Eficaz de Maringá/ PR

Palabras clave:

Educação Física, Educação no Campo, formação profissional

Resumen

A atividade física contribui para o desenvolvimento integral do aluno, considerando os aspectos físico, cognitivo, social e psicológico. Todavia, para que tenha significado, devem-se respeitar as singularidades de cada grupo. O objetivo deste estudo foi verificar o preparo na formação do profissional de Educação Física para trabalhar especificamente com a Educação no Campo. Para isso, realizou-se um apanhado das faculdades que oferecem o curso de licenciatura em Educação Física na cidade de Curitiba; analisou-se a grade curricular de cada curso; foi verificada a presença/ausência do conteúdo nas ementas; e, por fim, foi realizada uma enquete com alunos egressos no intuito de investigar se a graduação proporcionou algum preparo para a docência voltada ao grupo de camponeses. Das oito faculdades avaliadas, ficou constatado que apenas uma inclui o tema da Educação no Campo em seu conteúdo programático. O movimento possibilita comunicação, desenvolvimento, formulação de senso crítico e reflete-se em uma formação para cidadania. Dessa forma, a disciplina Educação Física é um importante elemento no processo de ensino e aprendizagem do homem do campo para revitalização e valorização de sua identidade. Entretanto, para que cumpra seu papel, é indispensável que esteja articulada com a realidade do campo.

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Citas

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Publicado

2013-07-30

Cómo citar

Santos, K. B. dos ., Guntowski, H. A. ., & Huss, S. R. M. . (2013). A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Mineira De Educação Física, 21(2), 105–115. Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10134

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