ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE A LUTA ESPORTIVA: GÊNERO E MOTIVAÇÃO NO TAEKWONDO FEMININO
Palabras clave:
Tae kwon do. Gênero. MotivaçãoResumen
O objetivo deste trabalho foi verificar como a literatura especializada tem abordado as diferenças sexuais e de gênero da mulher no taekwondo, buscando soluções motivacionais contra possíveis problemas que possam surgir devido às dificuldades encontradas na prática. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma revisão na literatura sobre as temáticas taekwondo, mulher e motivação. Os resultados apontam que as mulheres possuem menor nível de autoconfiança em relação aos homens e que, no que se refere a essa dificuldade, a mulher pode atingir menor rendimento durante os treinos. A importância motivacional se torna importante para uma elaboração de um treinamento adequado, sempre na busca de melhores resultados e na satisfação do atleta em realizar as atividades. O estudo conclui que é necessário avançar nas pesquisas sobre motivação seja na forma extrínseca ou na intrínseca, buscando o incentivo à prática do esporte.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, M. R. Avaliando a Motivação no esporte. 2008. Disponível em: <http://www.bang.com.br/arq_enviados/Avaliando_a_Motivacao_no_Esporte.pdf >: acesso em: 29 nov. 2011.
ALBUQUERQUE, M.R et al. Avaliação do perfil motivacional dos atletas de alto rendimento do Taekwondo brasileiro. Revista de Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte. Vol. 3, nº 1, pp. 75-94. 2008. Disponível em:
< http://taochido.com/trabalhos/avaliacao.pdf > acesso em: 25 nov. 2011.
DEVIDE, F. P. Coubertin e Samaranch. Da exclusão à inclusão das mulheres nos jogos Olímpicos modernos. Corpus et Scientia. 1(1): 00-00, 2005. Disponível em: <http://scholar.google.com.br/scholar?cluster=14215155336897660792&hl=pt-BR&as_sdt=0,5> acesso em: 30 abril. 2012.
FERRETTI, Marco A. C. A formação da lutadora: estudo sobre mulheres que praticam modalidades de lutas. 2011. 111p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
FREITAS, S.G. Mulher: fonte e instrumento do poder. In.: Simões, A. C. (org) Mulher e Esporte Mitos e Verdades: São Paulo: Manole, p.49-68.
KIM, Yeo Jim. Taekwondo: arte marcial coreana. São Paulo: Thirê, 2000, v. 2.
MONTEIRO, Z.J; SCALON, R.M. Treinamento psicológico e técnicas para a melhora da motivação de atletas. 2011. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd118/treinamento-psicologico-e-tecnicas-para-a-melhora-da-motivacao-de-atletas.htm >: acesso em: 29 nov. 2011.
NILCHOLSON, L. Interpretando o Gênero. Estudos Feministas, ISSN 0104-026X, Florianópolis, Brasil. v.8, n.2. 2000. Disponível em: < http://150.162.1.115/index.php/ref/article/view/11917/11167> Acesso em: 25 mar. 2012.
OLIVEIRA G., CHEREM E.H.L, TUBINO M.J.G. A inserção histórica da mulher no esporte. R. bras. Ci e Mov. 2008; 16(2): 117-125. Disponível em: <http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1133/884> acesso em: 24 mar. 2012.
POESCHL, G. et al. As diferenças entre os sexos: mito ou realidade? Disponível em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v21n2/v21n2a08.pdf> acesso em: 19 nov. 2011.
PIERRO, C. D. Mulher e esporte: uma perspectiva de compreensão dos desafios do Ironman. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1981-91452007000100003&script=sci_arttext> acesso em: 19 nov. 2011.
ROCHA, J. M. Motivação à prática regular de atividades Físicas: Um estudo com praticantes de Taekwondo. 2009. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18861/000732083.pdf?sequence=1> Acesso em: 24 mar. 2012.
SAMULSKI, Duetmar M. Psicologia do Esporte. São Paulo: Manole, 2002.
SILVA, C. C. e.tal. O Processo de esportivização do Taekwondo. Lecturas: Educación física y deportes, ISSN 1514-3465, Nº. 108, 2007. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd108/o-processo-de-esportivizacao-do-taekwondo.htm> acesso em 30 abril. 2012.
WILMORE, Jack H.; COSTILL, David L. Fisiologia do esporte e do exercício. 4 ed. São Paulo: Manole, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.