IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA VIDA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
REVISÃO DE CONCEITOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O MODELO DE ENSINO REMOTO
Abstract
Essa pesquisa tem por finalidade apresentar reflexões sobre a educação na modalidade não presencial, e possíveis aproximações entre educação à distância e remota. Este trabalho de cunho qualitativo objetiva discorrer acerca da percepção de acadêmicos de uma instituição de educação superior sobre do ensino remoto, bem como o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, ambiente de estudos, rendimento acadêmico, a aprendizagem neste momento e o envolvimento dos professores frente aos novos desafios demandados no ano de 2020 ao lidarem com o ensino remoto. Participaram da pesquisa 25 acadêmicos de diferentes cursos de graduação ofertados nessa instituição ao responderem um questionário online. Os dados coletados foram descritos e analisados em categorias conforme as questões elencadas. Pode-se concluir que o ensino remoto é um desafio tanto para acadêmicos quanto para professores, por não ser uma modalidade inicialmente planejada. Nota-se receptividade de alguns estudantes em relação ao ensino remoto, enquanto outros possuem mais dificuldade, assim como os professores, conforme mencionado nos relatos coletados.