IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA VIDA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

REVISÃO DE CONCEITOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O MODELO DE ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Sidney Lopes Sanchez Júnior Universidade Federal do Paraná
  • Mariana Choti da Silva Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari

Resumen

Essa pesquisa tem por finalidade apresentar reflexões sobre a educação na modalidade não presencial, e possíveis aproximações entre educação à distância e remota. Este trabalho de cunho qualitativo objetiva discorrer acerca da percepção de acadêmicos de uma instituição de educação superior sobre do ensino remoto, bem como o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, ambiente de estudos, rendimento acadêmico, a aprendizagem neste momento e o envolvimento dos professores frente aos novos desafios demandados no ano de 2020 ao lidarem com o ensino remoto. Participaram da pesquisa 25 acadêmicos de diferentes cursos de graduação ofertados nessa instituição ao responderem um questionário online. Os dados coletados foram descritos e analisados em categorias conforme as questões elencadas. Pode-se concluir que o ensino remoto é um desafio tanto para acadêmicos quanto para professores, por não ser uma modalidade inicialmente planejada. Nota-se receptividade de alguns estudantes em relação ao ensino remoto, enquanto outros possuem mais dificuldade, assim como os professores, conforme mencionado nos relatos coletados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidney Lopes Sanchez Júnior, Universidade Federal do Paraná

Pedagogo na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutorando em Educação na Universidade
Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Ensino e Pedagogo pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Docente no Departamento de Educação da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari – FAFIMAN

Mariana Choti da Silva, Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari

Pedagoga pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari – FAFIMAN

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

Lopes Sanchez Júnior, S., & Choti da Silva, M. (2020). IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA VIDA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REVISÃO DE CONCEITOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O MODELO DE ENSINO REMOTO. Revista De Ciências Humanas, 2(20). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11654