Ensino de gramática em português como língua adicional: Um projeto e seus resultados

Authors

  • Luisa Godoy Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Abstract

Este artigo relata um projeto sobre o ensino de gramática em Português como Língua Estrangeira / Adicional (PLE/PLA), desenvolvido nos últimos anos. Propõe-se que as chamadas estruturas argumentais (EAs) de verbos e fenômenos relacionados, como alternâncias e realizações argumentais, devam ser didatizadas para PLE/PLA, dada a sua importância na gramática de uma língua. Uma análise de métodos atuais de PLE/PLA mostra a ausência das EAs ou a desatualização da abordagem. Relatamos então uma proposta de didatização desse conteúdo, utilizando o conceito de Construções de Estrutura Argumental, advindo da Gramática de Construções, uma moderna teoria sobre gramática, mais pertinente ao ensino que as abordagens tradicionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luisa Godoy, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, curso de Letras da UFVJM

Published

2019-05-14

How to Cite

Godoy, L. (2019). Ensino de gramática em português como língua adicional: Um projeto e seus resultados. Revista De Ciências Humanas, 18(1). Retrieved from https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/7982