Ensino de gramática em português como língua adicional: Um projeto e seus resultados

Autores/as

  • Luisa Godoy Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Resumen

Este artigo relata um projeto sobre o ensino de gramática em Português como Língua Estrangeira / Adicional (PLE/PLA), desenvolvido nos últimos anos. Propõe-se que as chamadas estruturas argumentais (EAs) de verbos e fenômenos relacionados, como alternâncias e realizações argumentais, devam ser didatizadas para PLE/PLA, dada a sua importância na gramática de uma língua. Uma análise de métodos atuais de PLE/PLA mostra a ausência das EAs ou a desatualização da abordagem. Relatamos então uma proposta de didatização desse conteúdo, utilizando o conceito de Construções de Estrutura Argumental, advindo da Gramática de Construções, uma moderna teoria sobre gramática, mais pertinente ao ensino que as abordagens tradicionais.

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Biografía del autor/a

Luisa Godoy, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, curso de Letras da UFVJM

Publicado

2019-05-14

Cómo citar

Godoy, L. (2019). Ensino de gramática em português como língua adicional: Um projeto e seus resultados. Revista De Ciências Humanas, 18(1). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/7982