O USO DO DICIONÁRIO ONLINE BILÍNGUE POR TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS-LÍNGUA PORTUGUESA-LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR. DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

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Abstract

A entrada do profissional Tradutor e Intérprete de Libras e Língua Portuguesa (TILSP) no contexto educacional reflexo da guinada teórico metodológica que demanda a priorização da Libras na educação de Surdos (QUADROS, 2005). Nesta perspectiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior, realizada com dois profissionais TILSP que atuam em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Zona da Mata Mineira. Os dados foram coletados a partir de análise da Interação Humano Computador (IHC), envolvendo os TILSP e suas experiências de usabilidade do Dicionário online bilíngue de Libras/Português. O contato com os colaboradores apoiou o desenvolvimento da pesquisa e trouxe discussões sobre a atuação dos TILSP usufruindo do Dicionário como ferramenta para o trabalho de tradução e interpretação. Os resultados e análise dos dados demonstraram a viabilidade do uso do Dicionário pelos profissionais especificamente, após o acréscimo de sinais de áreas científicas.

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Author Biographies

Cíntia Kelly Inês Freitas, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Letras

Mestranda em Linguística Aplicada

Ana Luisa Borba Gediel, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Letras

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Letras

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Published

2019-10-07

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Freitas, C. K. I., & Gediel, A. L. B. (2019). O USO DO DICIONÁRIO ONLINE BILÍNGUE POR TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS-LÍNGUA PORTUGUESA-LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR. DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista De Ciências Humanas, 18(2). Retrieved from https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8694