O USO DO DICIONÁRIO ONLINE BILÍNGUE POR TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS-LÍNGUA PORTUGUESA-LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR. DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Autores/as

Resumen

A entrada do profissional Tradutor e Intérprete de Libras e Língua Portuguesa (TILSP) no contexto educacional reflexo da guinada teórico metodológica que demanda a priorização da Libras na educação de Surdos (QUADROS, 2005). Nesta perspectiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior, realizada com dois profissionais TILSP que atuam em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Zona da Mata Mineira. Os dados foram coletados a partir de análise da Interação Humano Computador (IHC), envolvendo os TILSP e suas experiências de usabilidade do Dicionário online bilíngue de Libras/Português. O contato com os colaboradores apoiou o desenvolvimento da pesquisa e trouxe discussões sobre a atuação dos TILSP usufruindo do Dicionário como ferramenta para o trabalho de tradução e interpretação. Os resultados e análise dos dados demonstraram a viabilidade do uso do Dicionário pelos profissionais especificamente, após o acréscimo de sinais de áreas científicas.

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Biografía del autor/a

Cíntia Kelly Inês Freitas, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Letras

Mestranda em Linguística Aplicada

Ana Luisa Borba Gediel, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Letras

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Letras

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AUTOR. 2010.

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AUTOR. 2015.

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Publicado

2019-10-07

Cómo citar

Freitas, C. K. I., & Gediel, A. L. B. (2019). O USO DO DICIONÁRIO ONLINE BILÍNGUE POR TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS-LÍNGUA PORTUGUESA-LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR. DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista De Ciências Humanas, 18(2). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8694