Acesso das pessoas negras surdas ao Ensino Superior Público no Brasil:

Uma abordagem exploratória

Autores/as

Resumen

O presente trabalho integra pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja ênfase investigativa assenta-se na abordagem exploratória de políticas públicas de acesso das pessoas negras surdas ao Ensino Superior Público no Brasil. Como metodologia, é utilizada a pesquisa bibliográfica para a identificação de estudos que tematizam a dupla identidade da pessoa negra surda e sua representatividade na sociedade perante o marcador de identificação inicial. Como resultados, foi possível identificar uma
carência de pesquisas que interseccionem a população negra surda e o acesso à educação, ao lado de possíveis lacunas de políticas específicas. Assim, urge que se realizem estudos e políticas públicas que relacionem as pessoas negras surdas em que tange a temática da inclusão e das relações étnico-raciais no Ensino Superior.

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Biografía del autor/a

Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também conclui mestrado em Educação - Linha de pesquisa - Estado e Políticas Públicas. Especialista em Direitos Humanos e Estudos Críticos do Direito pelo Conselho Latino-Americno de Ciências Sociais (CLACSO) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde coordena o Programa Permanente de Extensão em Direitos Humanos e o Grupo de Pesquisa em Desigualdades e Efetividades de Políticas Públicas para Direitos Sociais (GEPEDESE/CNPq) e é membra do Grupo de Pesquisa Pluralismos Jurídicos e Usos emancipatórios do Direito.

Jaqson Alves Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) (UFSB); graduado em História (UNEB); em Letras (Faerpi) e em Letras Libras (Faerpi); Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (IFNMG) e em Tradução Interpretação e Docência em Libras (UNÍNTESE). E-mail: jaqson.santos@cpf.ufsb.edu.br.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Oliveira, C. B. F. de, & Alves Santos, J. (2021). Acesso das pessoas negras surdas ao Ensino Superior Público no Brasil:: Uma abordagem exploratória. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12990