A crítica à democracia liberal no imaginário social brasileiro

Autores/as

  • Diogo Tourino de Sousa Universidade Federal de Viçosa

Resumen

A atenção voltada para o pensamento social brasileiro tem procurado mapear a existência de famílias intelectuais que o estruturam. Por um lado, identificamos no liberalismo atual uma continuidade entre o programa de pesquisa que defende a democracia liberal e a adoção do liberalismo econômico para consolidação do seu projeto. Por outro lado, encontramos argumentos do pensamento conservador que atribui ao Estado o desenvolvimento da política, enfatizando a autoridade sobre a liberdade. O objetivo deste artigo é apresentar uma crítica à democracia liberal a partir da singularidade do caso brasileiro, marcado por uma sociabilidade distante do individualismo anglo-saxônico, carente de intervenções na conciliação com ideais modernos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diogo Tourino de Sousa, Universidade Federal de Viçosa

Professor Assistente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (DCS/UFV) e pesquisador do Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES)

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

de Sousa, D. T. (2018). A crítica à democracia liberal no imaginário social brasileiro. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3482