Abordando a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de Química por meio de uma proposta didática para discutir o conteúdo de Polímeros no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Material didático; Interdisciplinaridade; Contextualização; Polímeros no Ensino Médio.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a estruturação da proposta didática “Polímeros: os materiais que transformaram o mundo”, que foi articulada com discussões contextualizadas e interdisciplinar desse tema para o Ensino Médio. Sobre a metodologia, temos uma abordagem qualitativa, com o levantamento de informações em livros e artigos científicos que subsidiaram a produção do material. Isso foi feito por meio de buscas na internet e bibliotecas, em diálogo com as atuais demandas formativas para o ensino de Ciências/Química, destacando-se as competências discutidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como sendo norteadoras dessa proposta. Outros pontos que respaldaram a elaboração do material foi a importância da alfabetização científica e das discussões relacionadas a formação crítica e cidadã, ambas amplamente difundidas na Educação em Ciências. Isso pode favorecer o estabelecimento de diálogos com as diferentes culturas e experiências socioculturais presentes na Escola. Além disso, as ações propostas no material poderão favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, além de fomentar um maior interesse pelas Ciências em geral.

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Publicado

21-10-2020

Como Citar

MARMELO ARRUDA, A.; DE JESUS SILVA, D.; CATÃO DE ASSIS SOUZA, V. Abordando a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de Química por meio de uma proposta didática para discutir o conteúdo de Polímeros no Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 03–21, 2020. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10963. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos