Ensino de Ciências em espaços não formais de educação: em foco a Estação de Tratamento de Água da UFV com um local para a formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v11i2.14577Palavras-chave:
Estação de Tratamento de Água, Divulgação do conhecimento, Espaços não formaisResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa (ETA-UFV) na divulgação do conhecimento científico e na formação cidadã dos estudantes universitários e da Educação Básica. Para isso, foram aplicados dois questionários, um para os servidores da ETA-UFV responsáveis pelas visitas e outro para professores que já levaram os alunos para conhecerem o local, sendo obtidas nove respostas no primeiro e quatro no segundo. Por meio da análise de conteúdos proposta por Laurence Bardin, foi possível verificar nas discussões da técnica de coleta de dados escolhida a potencialidade da ETA-UFV como um espaço não formal de educação, tendo o potencial para auxiliar no processo de contextualização do conhecimento científico, na educação socioambiental, na alfabetização científica, no desenvolvimento do pensamento crítico e formação cidadã.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.