A pluralidade da pesquisa em Hannah Arendt: apresentação crítica do XIV Encontro Internacional Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i2%20(número%20especial).16247Palavras-chave:
Hannah Arendt, Filosofia, PolíticaResumo
Neste Número Especial ‘Hannah Arendt’, a Revista Ponto de Vista cedeu à organização do XIV Encontro Internacional Hannah Arendt um espaço privilegiado para a publicação de parte dos trabalhos apresentados durante o evento deste ano de 2023. Em agradecimento ao espaço concedido, nós da organização do Encontro trazemos ao público leitor da revista uma apresentação que traça um panorama dos temas e dos principais argumentos mobilizados pelas autoras e autores dos trabalhos, a fim de ensejar a leitura e, quem sabe, despertar o interesse pelo pensamento da filósofa e teórica política, objeto do evento, Hannah Arendt.
Downloads
Referências
AGUIAR, A, O. “A Lei e a Pluralidade em Hannah Arendt”. Pensando – Revista de Filosofia (UFPI) Vol. 9, Nº 17, 2018, ISSN: 2178-843X.
______. “Hannah Arendt e o Direito (Parte II): o outlaw e o direito a ter direitos” KRITERION, Belo Horizonte, nº 143, Ago./2019, p. 403-415.
ARENDT, H. A Condição Humana. 13ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020.
______. As Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
______. Crises da República. São Paulo: Perspectiva, 2013 a.
______. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
______. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2013 b
______. O que é política? Edição de Ursula Ludz. Tradução de Reinaldo Guarany, 5ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
______. Sobre a Revolução. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
JUNQUEIRA, R. N. A distinção entre o social e o político em Hannah Arendt à luz da Questão Judaica, 2022. Tese de doutorado, Unicamp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.