Será uma Comunidade de Prática? Um Estudo de Caso sobre o Processo de Aprendizagem da Diretoria de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal da região norte do Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v3i3.4055Palabras clave:
aprendizagem organizacional, comunidade de prática e gestão de pessoasResumen
Resumo: A aprendizagem organizacional tem sido reconhecida como uma estratégia crucial para as organizações contemporâneas – públicas e privadas – que buscam realizar suas atividades com eficácia e eficiência. Entre os estudos a respeito de aprendizagem têm-se os sobre Comunidade de Prática (CdP), termo introduzido na literatura em 1991 por Lave e Wenger, e cuja origem está na teoria da aprendizagem social. Esse estudo tem como objetivo compreender como acontece o processo de aprendizagem da Diretoria de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal da região norte, analisando se o meio utilizado para aprender apresenta características de uma comunidade de prática, em comparação com outros possíveis arranjos grupais, à luz da definição de Wenger. Para comprovar a existência de uma comunidade de prática pressupõe-se que ela apresente as dimensões: engajamento, reflexão e alinhamento. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa de caráter exploratório foi o estudo de caso.
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