BREVES REFLEXÕES SOBRE A POLITICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DOS ANOS 1990 AOS DIAS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.194Palavras-chave:
formação de professores, legislação educacional, políticas de formaçãoResumo
Neste trabalho, objetivamos, por meio de uma análise bibliográfica, apresentar breves reflexões sobre a formação de professores, focalizando-as nas principais legislações que regulamentam as políticas de formação no país. Partimos da LDBEN 9394/96 por ser a primeira tentativa de regulamentar a formação de professores no Brasil. Também analisamos as Diretrizes Curriculares de Formação de Professores e as dos cursos de Pedagogia, visto que ambas surgiram dentro de um movimento em busca da profissionalização docente, reacionário à lógica implementada, sobretudo, a partir dos anos 1990. Por fim, apresentamos as principais políticas de formação de professores no atual governo. Concluímos que a lógica que perpassa as políticas de formação de professores desde os anos 1990, via de regra, é a mercantil, que atende aos interesses do capital. Tal lógica se alicerça em três elementos básicos: profissionalização docente, noção de competências como base formativa e flexibilização do lócus de formação.
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