CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.405Palavras-chave:
relação universidade-escola, formação de professores, PIBIDResumo
O texto discute dados de uma pesquisa que objetivou investigar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência a partir do ponto de vista de estudantes de três universidades que participam do Programa. Nesta discussão, é dada especial atenção à formação docente baseada na parceria entre universidade e escola, procurando identificar até que ponto essa experiência vem contribuindo para superar o distanciamento entre os espaços da formação e do exercício profissional, e as possíveis implicações para a formação profissional dos participantes do programa. Nos procedimentos metodológicos recorreu-se à realização de grupos de discussão com estudantes bolsistas. Os resultados sugerem que o programa favorece a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional.
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