Formação de professores, tecnologias da informação e comunucação e pos-graduação: uma possível articulação

Autores

  • Cezar Nonato Bezerra Candeias Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.427

Palavras-chave:

Formação Continuada, Inteligência Coletiva, Pós-Graduação

Resumo

O presente artigo estabelece uma análise da formação continuada de professores da Educação Básica articulando com as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Pós-Graduação a partir da constatação do expressivo crescimento das matrículas ocorridas nos cursos Lato Sensu, na modalidade a distância, desenvolvidos via Sistema UAB. Nessa análise buscamos a proposição do Modelo Emergente, destacando os aspectos da reflexão, da pesquisa e da crítica, articulando os mesmos com a proposição da Inteligência Coletiva de Lévy. Por fim, concluímos identificando potenciais virtudes que a opção por cursos Lato Sensu, na modalidade à distância, podem trazer ao ofertar uma formação na qual, estejam presentes tanto os princípios do Modelo Emergente quanto os da Inteligência Coletiva, observando que esses cursos, impõem à Pós-Graduação o debate do papel social da pesquisa e dos diferentes níveis de formação (especialização, mestrado e doutorado).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Nonato Bezerra Candeias, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Centro de Educação da UFAL

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

CANDEIAS, C. N. B. Formação de professores, tecnologias da informação e comunucação e pos-graduação: uma possível articulação. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.427. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6630. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê