As primeiras iniciativas da Teleducação no Brasil: os Projetos SACI e EXERN

Autores

  • Marlúcia Menezes de Paiva UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.428

Palavras-chave:

teleducação, SACI, EXERN

Resumo

Neste estudo, numa perspectiva histórica, analisamos os primeiros passos das políticas educacionais teleducativas implantadas no Brasil, que aconteceram durante os Governos ditatoriais pós-1964. Particularizamos uma experiência em teleducação ocorrida no Rio Grande do Norte-RN, denominada inicialmente, como Projeto SACI, depois, Experimento Educacional do Rio Grande do Norte-EXERN, na década de 1970, e teve como protagonistas o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e a Secretaria de Educação do Estado-SEC/RN. A pesquisa apoia-se em documentos oficiais: Decretos, Leis, Relatórios, Planos e Programas que deram respaldo à execução do projeto citado. Concluímos que o SACI/EXERN estava voltado para a modernização do sistema escolar, promovendo o uso da tecnologia educacional e dos meios de comunicação, canalizando seu potencial para reforçar o ideário institucional vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlúcia Menezes de Paiva, UFRN

Trabalho no Centro de educação, na UFRN; pesquiso na àrea da História da Educação, com ênfase na educação não formal e também sobre a institucionalização da escola primária republicana.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

DE PAIVA, M. M. As primeiras iniciativas da Teleducação no Brasil: os Projetos SACI e EXERN. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.428. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6631. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê