As primeiras iniciativas da Teleducação no Brasil: os Projetos SACI e EXERN
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.428Palabras clave:
teleducação, SACI, EXERNResumen
Neste estudo, numa perspectiva histórica, analisamos os primeiros passos das políticas educacionais teleducativas implantadas no Brasil, que aconteceram durante os Governos ditatoriais pós-1964. Particularizamos uma experiência em teleducação ocorrida no Rio Grande do Norte-RN, denominada inicialmente, como Projeto SACI, depois, Experimento Educacional do Rio Grande do Norte-EXERN, na década de 1970, e teve como protagonistas o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e a Secretaria de Educação do Estado-SEC/RN. A pesquisa apoia-se em documentos oficiais: Decretos, Leis, Relatórios, Planos e Programas que deram respaldo à execução do projeto citado. Concluímos que o SACI/EXERN estava voltado para a modernização do sistema escolar, promovendo o uso da tecnologia educacional e dos meios de comunicação, canalizando seu potencial para reforçar o ideário institucional vigente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.