Alfabetização, livros didáticos e educação ambiental: produção de sujeitos na contemporaneidade

Autores

  • Lorena Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Virgínia Tavares Vieira Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.807

Palavras-chave:

Educação ambiental. Livros didáticos. Verdade.

Resumo

O presente estudo busca analisar verdades sobre Educação Ambiental proferidas em Livros Didáticos avaliados pelo MEC no triênio dos anos de 2013 a 2015 que compõem o ciclo de alfabetização. Parte-se do pressuposto de que os Livros Didáticos são artefatos culturais que colocam em circulação verdades sobre EA. Dessa forma, se utiliza os estudos de Michel Foucault e algumas ferramentas da Análise do Discurso - enunciações, verdade e formações discursivas. Entendemos que as práticas discursivas estão na ordem do discurso ambiental, potencializando certo modo de agir no meio ambiente e na natureza. Os ditos ambientais atuam nas linhas de subjetivação dos sujeitos ecológicos, formando um indivíduo concatenado ao tempo contemporâneo.  Alguns dos achados desta pesquisa evidenciam o distanciamento da abordagem transdisciplinar, bem como a circulação de enunciações que apresentam algumas temáticas ambientais a partir do naturalismo e do discurso da crise ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Adjunta do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.  

Virgínia Tavares Vieira, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Graduada em Música/Bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e atualmente doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes.

Referências

BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARHEZI, Vera. Ápis: Letramento e Alfabetização. 1 ed. São Paulo: Ática, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2.ed. Brasília: 2007.

BRASIL. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 4 nov. 2016.

BRASIL. Apresentação dos temas transversais, meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2016.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FONSECA, Fabíola Simões Rodrigues da; OLIVEIRA, Leandro Gonçalves. Concepções de meio ambiente dos educadores ambientais do Zoológico de Goiânia: implicações nas atividades e contribuições para a formação do sujeito ecológico? Educar em Revista. n. 41, Curitiba: Editora UFPR, p. 231-246, jul./set., 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155021076015>. Acesso em: 4 nov. 2016.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24 .ed. São Paulo: Edições Loyola. 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 41.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

GARRÉ, Bárbara Hees. O dispositivo da educação ambiental: modos de constituir-se sujeito na revista Veja. Rio Grande, 2015. 185 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

GARRÉ, Barbara Hees; HENNING, Paula Corrêa. Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na Revista Veja. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 426-439, set./dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.
br/ojs/index.php/etd/article/view/1307>. Acesso em: 4 nov. 2016.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. 21.ed. Campinas: Papirus, 2012.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; SAMPAIO, Shaula Maria Vicentini. Praticando Estudos Culturais em articulação com a Educação Ambiental. In: ZAKRZEVSKI, Sônia Balvedi; BARCELOS, Valdo. (Org.). Educação ambiental e compromisso social. Erechim: EdiFAPES, p. 125-146, 2004.

NIGRO, Rogério G.; CAMPOS, Maria Cristina da C. Ápis: Ciências 2º ano. São Paulo: Ática, v. 1, 2011a.

NIGRO, Rogério G.; CAMPOS, Maria Cristina da C. Ápis: Ciências 3º ano. São Paulo: Ática, v. 2, 2011b.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.

SOUZA, Rafael Speck de; ALBUQUERQUE, Letícia. Sobre o olhar antropocêntrico: o ser humano e o jardim zoológico. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 12, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/
view/1807-1384.2015v12n1p117/29655 . Acesso em: 4 nov. 2016.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. A Educação Ambiental em perspectivas culturalistas. In.: CALLONI Humberto; SILVA, Paulo Ricardo Granada (Org.). Contribuições à educação ambiental. Pelotas: Editora Universitária/UFPel, p. 13-37, 2010.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

SILVA, L. S. da; HENNING, P. C.; TAVARES VIEIRA, V. Alfabetização, livros didáticos e educação ambiental: produção de sujeitos na contemporaneidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 36–53, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.807. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6906. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos