Alfabetização, livros didáticos e educação ambiental: produção de sujeitos na contemporaneidade

Authors

  • Lorena Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Virgínia Tavares Vieira Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.807

Keywords:

Educação ambiental. Livros didáticos. Verdade.

Abstract

O presente estudo busca analisar verdades sobre Educação Ambiental proferidas em Livros Didáticos avaliados pelo MEC no triênio dos anos de 2013 a 2015 que compõem o ciclo de alfabetização. Parte-se do pressuposto de que os Livros Didáticos são artefatos culturais que colocam em circulação verdades sobre EA. Dessa forma, se utiliza os estudos de Michel Foucault e algumas ferramentas da Análise do Discurso - enunciações, verdade e formações discursivas. Entendemos que as práticas discursivas estão na ordem do discurso ambiental, potencializando certo modo de agir no meio ambiente e na natureza. Os ditos ambientais atuam nas linhas de subjetivação dos sujeitos ecológicos, formando um indivíduo concatenado ao tempo contemporâneo.  Alguns dos achados desta pesquisa evidenciam o distanciamento da abordagem transdisciplinar, bem como a circulação de enunciações que apresentam algumas temáticas ambientais a partir do naturalismo e do discurso da crise ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lorena Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Adjunta do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.  

Virgínia Tavares Vieira, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Graduada em Música/Bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e atualmente doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes.

References

BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARHEZI, Vera. Ápis: Letramento e Alfabetização. 1 ed. São Paulo: Ática, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2.ed. Brasília: 2007.

BRASIL. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 4 nov. 2016.

BRASIL. Apresentação dos temas transversais, meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2016.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FONSECA, Fabíola Simões Rodrigues da; OLIVEIRA, Leandro Gonçalves. Concepções de meio ambiente dos educadores ambientais do Zoológico de Goiânia: implicações nas atividades e contribuições para a formação do sujeito ecológico? Educar em Revista. n. 41, Curitiba: Editora UFPR, p. 231-246, jul./set., 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155021076015>. Acesso em: 4 nov. 2016.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24 .ed. São Paulo: Edições Loyola. 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 41.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

GARRÉ, Bárbara Hees. O dispositivo da educação ambiental: modos de constituir-se sujeito na revista Veja. Rio Grande, 2015. 185 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

GARRÉ, Barbara Hees; HENNING, Paula Corrêa. Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na Revista Veja. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 426-439, set./dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.
br/ojs/index.php/etd/article/view/1307>. Acesso em: 4 nov. 2016.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. 21.ed. Campinas: Papirus, 2012.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; SAMPAIO, Shaula Maria Vicentini. Praticando Estudos Culturais em articulação com a Educação Ambiental. In: ZAKRZEVSKI, Sônia Balvedi; BARCELOS, Valdo. (Org.). Educação ambiental e compromisso social. Erechim: EdiFAPES, p. 125-146, 2004.

NIGRO, Rogério G.; CAMPOS, Maria Cristina da C. Ápis: Ciências 2º ano. São Paulo: Ática, v. 1, 2011a.

NIGRO, Rogério G.; CAMPOS, Maria Cristina da C. Ápis: Ciências 3º ano. São Paulo: Ática, v. 2, 2011b.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.

SOUZA, Rafael Speck de; ALBUQUERQUE, Letícia. Sobre o olhar antropocêntrico: o ser humano e o jardim zoológico. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 12, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/
view/1807-1384.2015v12n1p117/29655 . Acesso em: 4 nov. 2016.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. A Educação Ambiental em perspectivas culturalistas. In.: CALLONI Humberto; SILVA, Paulo Ricardo Granada (Org.). Contribuições à educação ambiental. Pelotas: Editora Universitária/UFPel, p. 13-37, 2010.

Published

2017-06-06

How to Cite

SILVA, L. S. da; HENNING, P. C.; TAVARES VIEIRA, V. Alfabetização, livros didáticos e educação ambiental: produção de sujeitos na contemporaneidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 36–53, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.807. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6906. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos