A formação didática do docente universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.942

Palavras-chave:

Educação superior. Docente universitário. Formação de professores

Resumo

Este artigo pretende discutir os aspectos conjunturais subjacentes à formação do professor universitário, a partir da análise do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, documento disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resulta de recorte em pesquisa desenvolvida nos cursos de Análise de Sistemas e Sistemas de Informação da Universidade do Estado da Bahia (2013/2014). O documento, que esclarece os critérios de avaliação relativos aos cursos de graduação em organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, foi analisado através da técnica de análise temática. Como resultado do estudo realizado, identifica-se a pouca importância conferida à prática docente no ensino superior e os problemas dela decorrentes, relacionados à identidade profissional e à sua formação pedagógica.

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Biografia do Autor

Monica de Souza Massa, Universidade do Estado da Bahia

Departamento de Ciencias Exatas e da Terra - Campus I

Cristina Maria D´Avila Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós Graduação em Educaçõ - FACED - UFBA

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Publicado

2018-10-19

Como Citar

MASSA, M. de S.; TEIXEIRA, C. M. D. A formação didática do docente universitário. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 230–240, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.942. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7019. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos