Desafios do saber-fazer docente na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.977

Palavras-chave:

Formação docente. Pensamento complexo. Conhecimento.

Resumo

O texto tem como objetivo refletir sobre os desafios do saber-fazer docente diante da complexidade do mundo contemporâneo. Busca-se destacar a importância e a pertinência da dimensão cognitiva no processo de formação de professores. A compreensão desta temática remete-nos a investigar os pressupostos epistemológicos que, historicamente, orientaram o processo de educação escolar e a formação do professor. Compreender o processo do conhecimento é um requisito fundamental para o êxito da educação escolar e, em razão disso, deve merecer atenção especial na formação docente. Estudos apontam para a necessidade de uma reforma paradigmática no modo de operar com o conhecimento, que transcenda a episteme moderna, produtora de concepções e práticas simplificadoras e fragmentadoras do saber-fazer, bem como o viés utilitarista das competências técnicas. As novas referências paradigmáticas buscam operar com base nos princípios do pensamento complexo que contemplam teoria e prática de forma antagônica, concorrente e complementar.

 

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Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado, com bolsa da Capes, na Uminho/Portugal.  Professor titular na Unijuí/RS.

Óberson Isac Dresch, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação nas Ciências pela Unijuí. Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

 

Referências

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

MARTINAZZO, C. J.; DRESCH, Óberson I. Desafios do saber-fazer docente na contemporaneidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 381–395, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.977. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7048. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos