Desafios do saber-fazer docente na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.977Keywords:
Formação docente. Pensamento complexo. Conhecimento.Abstract
O texto tem como objetivo refletir sobre os desafios do saber-fazer docente diante da complexidade do mundo contemporâneo. Busca-se destacar a importância e a pertinência da dimensão cognitiva no processo de formação de professores. A compreensão desta temática remete-nos a investigar os pressupostos epistemológicos que, historicamente, orientaram o processo de educação escolar e a formação do professor. Compreender o processo do conhecimento é um requisito fundamental para o êxito da educação escolar e, em razão disso, deve merecer atenção especial na formação docente. Estudos apontam para a necessidade de uma reforma paradigmática no modo de operar com o conhecimento, que transcenda a episteme moderna, produtora de concepções e práticas simplificadoras e fragmentadoras do saber-fazer, bem como o viés utilitarista das competências técnicas. As novas referências paradigmáticas buscam operar com base nos princípios do pensamento complexo que contemplam teoria e prática de forma antagônica, concorrente e complementar.
Downloads
References
COLL, Cesar. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARIOTTI, Humberto. Pensando diferente: para lidar com a complexidade, a incerteza e a ilusão. São Paulo: Atlas, 2010.
MORAES, Maria Cândida. Edgar Morin: peregrino e educador planetário. São Paulo: Editora Meca, 2010.
MORIN, Edgar. Meus filósofos. Tradução: Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2013.
MORIN, Edgar. O método I. A natureza da natureza. Tradução: Ilana Heineberg. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco, 2004.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução: Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000b.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. Tradução: Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, Edgar. O método V. A humanidade da humanidade. Tradução: Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MORIN, Edgar. O paradigma perdido: a natureza humana. Tradução: Hermano Neves. Lisboa: Publicações Europa-América, 1999.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Tradução: Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: o desafio do pensar a educação nos países e comunidades lusófonas. In: SEVERINO, Antônio Joaquim; ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; LORIERI, Marcos Antônio (Orgs.). Perspectivas da Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011. P. 23-45.
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 4. ed. Campinas: Papirus, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.