A formação continuada de professores de um município paulista segundo orientadores pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7083Palavras-chave:
Formação de professores em serviço, Formação continuada de professores, Orientador pedagógicoResumo
Este artigo discute os princípios da formação continuada de professores dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma rede municipal de ensino do interior paulista, entre 2010 e 2014. Identificaram-se as perspectivas acerca da formação continuada de professores, em documentos da Secretaria Municipal de Educação, e a prática educacional, segundo a visão de orientadores pedagógicos. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. O método incluiu a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com cinco orientadores pedagógicos e dois coordenadores responsáveis pela formação continuada no município. Os resultados indicaram que a rede de ensino tem optado pela constituição de modelos formativos antagônicos, de teores pragmáticos e neoliberais. Há diálogos desajustados entre as escolas e a Secretaria Municipal de Educação, fruto das condições de trabalho do professor, atravancando a consolidação da política de formação continuada de professores no município.
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