Panorama histórico da formação dos professores de ciências

problemáticas e implicações permeando a Lei de Diretrizes e Bases

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7096

Palavras-chave:

Ciências biológicas, Licenciatura, Formação docente, LDB

Resumo

Este artigo pretende compreender de que maneira as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e respectivas alterações contemplaram a formação dos professores de Ciências e Biologia apontando as principais problemáticas e implicações, a partir de uma perspectiva histórica. Por meio de análise documental e bibliográfica destacou-se que há uma herança histórica na licenciatura do modelo “3 + 1”, caracterizada como apêndice do bacharelado, levando a não identificação do perfil do professor formado; a separação dos conhecimentos em científicos e pedagógicos desse modelo fragmentou ainda mais o currículo do curso; a má qualidade das licenciaturas criadas, principalmente via iniciativa privada, após LDB/96, formou professores desqualificados prejudicando a aprendizagem do ensino. Em última análise, atuais modificações na LDB retrocedem ao atestar a possibilidade de se atribuir o exercício da docência a pessoas com “notório saber”. Pontua-se a relevância de se recorrer aos textos legais, uma vez que a forma como a formação de professores é abordada revela, também, a importância atribuída a este campo por determinado grupo social em seu conjunto.

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Biografia do Autor

Claudení Marques Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação pela UNIRIO. Bacharel em Ciências Biológicas pela UFRPE e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFES. 

Lucia Helena Pralon de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. 

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

SANTOS, C. M.; SOUZA, L. H. P. de. Panorama histórico da formação dos professores de ciências: problemáticas e implicações permeando a Lei de Diretrizes e Bases. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019033, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7096. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7096. Acesso em: 25 dez. 2024.