Jean-Jacques Rousseau e a herança da naturalização da exclusão das mulheres na cidadania
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1036Palavras-chave:
Crítica feminista. Educação. Releitura de Clássicos. Mulheres cidadãs.Resumo
Nesse artigo apresentamos alguns aspectos históricos do escritor de Emílio que retratam o seu mundo privado, porém altamente político, segundo nossa análise feminista. Problematizamos um Rousseau que, apesar de ter diversos envolvimentos com mulheres de diferentes classes sociais e com distintas implicações na sua vida, não conseguiu admitir a cidadania das mulheres do seu tempo. Analisamos algumas contribuições pedagógicas de Rousseau pouco conhecidas e debatidas por autoras contemporâneas ao filósofo, a serem repensadas na área da Educação, e desenvolvemos nosso argumento sobre a manutenção de uma educação limitadora da cidadania com requintes preconceituosos e machistas sobre as mulheres por esse autor. Finalmente, destacamos algumas das ideias que acenam para a busca por uma educação cidadã para as mulheres.
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