Jean-Jacques Rousseau e a herança da naturalização da exclusão das mulheres na cidadania
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1036Palabras clave:
Crítica feminista. Educação. Releitura de Clássicos. Mulheres cidadãs.Resumen
Nesse artigo apresentamos alguns aspectos históricos do escritor de Emílio que retratam o seu mundo privado, porém altamente político, segundo nossa análise feminista. Problematizamos um Rousseau que, apesar de ter diversos envolvimentos com mulheres de diferentes classes sociais e com distintas implicações na sua vida, não conseguiu admitir a cidadania das mulheres do seu tempo. Analisamos algumas contribuições pedagógicas de Rousseau pouco conhecidas e debatidas por autoras contemporâneas ao filósofo, a serem repensadas na área da Educação, e desenvolvemos nosso argumento sobre a manutenção de uma educação limitadora da cidadania com requintes preconceituosos e machistas sobre as mulheres por esse autor. Finalmente, destacamos algumas das ideias que acenam para a busca por uma educação cidadã para as mulheres.
Descargas
Citas
BONACCHI, Gabriella; GROPPI, Angela (Orgs.). O dilema da cidadania. Direitos e deveres das mulheres. São Paulo: Editora UNESP, 1995.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, FEU, 1999.
CASSIRER, Ernst. A questão Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Unesp, 1999.
CIRIZA, Alejandra. A propósito de Jean Jacques Rousseau: contrato, educação e subjetividade. Filosofia política moderna. De Hobbes a Marx Boron, Atilio A. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; DCP-FFLCH, Departamento de Ciências Políticas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP, Universidade de São Paulo. 2006.
COBO, Rosa. Fundamentos del patriarcado moderno: Jean Jacques Rousseau. Madrid: Cátedra, 1995.
COBO BEDIA, Rosa. Influencia de Rousseau en las conceptualizaciones de la mujer en la Revolución Francesa. In: AMOROS, Celia (Coord.). Feminismo e Ilustración 1988-1992. Actas del seminario permanente. Madrid: Instituto de Investigaciones Feministas Universidad Complutense de Madrid; Dirección General de la Mujer de la Comunidad Autónoma de Madrid, 1992. P. 185-192.
DALBOSCO, Cláudio Almir. O lugar do Émile na arquitetônica do pensamento de Rousseau: Problemas de vínculo entre educação e política. Veritas. Porto Alegre, v. 61, n. 1, p. 7-25, jan./abr. 2016.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Paradoxos da educação natural no Emíle de Rousseau: os cuidados do adulto. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, p. 175-193, jan./abr. 2009.
D’EPINAY, Louise. Carta de Madame D’Epinay ao Abade Galiane sobre o livro de Thomas. In: DIDEROT, Denis; THOMAS, Antoine L.; D’EPINAY, Louise. O que é uma mulher?: um debate. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
EGGERT, Edla. A mulher e a educação: possibilidades de uma releitura criativa a partir da hermenêutica feminista. Estudos Leopoldenses, São Leopoldo, RS, v. 3, n. 5, p. 19-28, 1999.
HERMANN, Nadja. Virtude e amor em Rousseau. Hist. Educ., Porto Alegre, v. 17, n. 41, p. 29-42, set./dez. 2013.
JOHNSONN, Paul. Jean-Jacques Rousseau... “un loco interesante”. In: MONTECINOS, Hernán. Blog. 12 out. 2010. Disponível em: https://goo.gl/vndYLV. Acesso em: 23 mar. 2017.
MIRANDA, Daniel M. Apresentação da obra Reivindicação dos direitos das mulheres. In.:
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos direitos das mulheres. Tradução e notas de Andreia Reis do Carmo. São Paulo: EDIPRO, 2015.
NASCIMENTO, Rafael Baioni do. Solidão e formação, solidão da formação: reflexões teóricas sobre a possibilidade desprezada pela psicologia. 2014. 220 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, USP, São Paulo, 2014.
PATEMAN, Carole. O contrato sexual. Tradução de Marta Avancini. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
PIROLLA, Maria da Glória Rocha. ... um pouco de Jean-Jacques Rousseau. In: Rousseau: Filosofia, Literatura e Educação. Curso de Extensão Universitária, 2001, UNESP. Anais eletrônicos... São Paulo: UNESP, 2001. Disponível em:
https://goo.gl/6XMQgi. Acesso em: 02 maio 2017
REIS, Adriana Danta. Cora: lições de comportamento feminino na Bahia do século XIX. Salvador: FCJA: Centro de Estudos Bahiano da UFBA, 2000.
RODRIGUES, Alexnaldo Teixeira. Sobre a Educação de Sofia. Contemplação - Revista Acadêmica de Filosofia e Teologia da Faculdade João Paulo II, v. 13, p. 79-95, 2016. Disponível em: https://goo.gl/AdBgmb. Acesso em: 03 maio 2017.
RODRIGUES, Alexnaldo Teixeira. Afinal, para que educar o Emílio e a Sofia? : Rousseau e a Formação Moral dos indivíduos. 2007. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social e outros escritos. Tradução Roland Roque da Silva. 21. ed. São Paulo, SP: Cultrix, 2011.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, v. 2, 1999. P. 17-163.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os devaneios do caminhante solitário. Tradução Fúlvia Maria Luiza Moretto. São Paulo, SP: HUCITEC; Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, 1995.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Júlia ou a nova Heloísa: cartas de dois amantes habitantes de uma cidadezinha ao pé dos Alpes. Tradução Fulvia ML Moretto. São Paulo: Hucitec; Ed. da Unicamp, 1994.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. Tradução Fernando Lopes Graça. Lisboa: Relógio D’Água, 1988.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42.ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 2010.
SILVA, Roland Roque da. Biografia. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social e outros escritos. Tradução Roland Roque da Silva. 21 ed. São Paulo, SP: Cultrix, 2011.
SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Trad. Verone Lane Rodrigues de oliveira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
STRECK, Danilo Romeu. Rousseau e os paradoxos da educação latino-americana. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 41, p. 69-83, jan./abr. 2012.
STRECK, Danilo Romeu. Rousseau e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos Direitos da Mulher. Tradução de Ivania Pocinho Motta. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.