Literatura e educação estética na educação infantil

reflexões sobre propostas de um livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.7108

Palavras-chave:

Educação, Educação infantil, Literatura infantil, Livro didático, Educação estética

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar propostas de trabalho com a leitura literária em um livro didático para a Educação Infantil, levando em consideração a educação estética, proposta por Vygotski, por meio da mediação docente como elemento fundamental para humanização de adultos e crianças. Mediante análise documental, foram quantificadas e selecionadas as propostas do livro didático que utilizam texto literário. Das seções específicas acerca do trabalho com a literatura, foram destacados exemplos para reflexão, à luz de princípios da Teoria Histórico-Cultural. Como resultado, é possível socializar que as propostas do livro didático estudado evidenciam majoritariamente fragmentos de textos literários, com finalidade de ensinar algum conteúdo ou aspectos técnicos da língua materna, desconsiderando especificidades do ensino e da aprendizagem na infância. Conclui-se que uma educação que se pretenda estética requer a atuação docente, dirigida intencionalmente à participação infantil ativa, em situações pedagógicas orientadas ao acesso às artes com seu potencial humanizador.

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Biografia do Autor

Amanda Valiengo, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa CRIA - Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens.

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil - GEPEDEI.

Mariana Sampaio, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília. É professora de Sala de Recursos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2020-03-13

Como Citar

VALIENGO, A.; LIMA, E. A. de; SAMPAIO, M. Literatura e educação estética na educação infantil: reflexões sobre propostas de um livro didático. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020001, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.7108. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7108. Acesso em: 4 dez. 2024.