Importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação dos acadêmicos do curso de ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7170

Palavras-chave:

Pibid, Formação inicial de professores, Biologia

Resumo

A criação de políticas públicas de incentivo à docência, como é o caso do Pibid, tem buscado melhorar a formação inicial de professores e incentivar os licenciandos a seguir a carreira docente. Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do Pibid na formação inicial dos licenciandos do curso de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portela, Teresina. Para isso, foi aplicado um questionário contendo seis perguntas, para 36 bolsistas do Pibid, e a análise dos resultados mostrou que este Programa tem despertado nesses estudantes maior interesse pela docência, além disso, sentem-se mais preparados para atuar no ensino. Conclui-se que o subprojeto Pibid/Biologia da UFPI tem propiciado aos bolsistas, experiências no âmbito da escola de educação básica, despertando nos licenciados, maior interesse pela docência e os tornando mais preparados para as adversidades da profissão.

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Biografia do Autor

Junielson Soares da Silva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo PPG-GCBEv do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Atualmente é aluno de doutorado da mesma Pós-graduação.

Stephanne Marques Araújo Fernandes, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Especialização em Educação Ambiental e Especialização em Saúde Pública.

Romildo Ribeiro Soares, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado 1, da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

SILVA, J. S. da; FERNANDES, S. M. A.; SOARES, R. R. . Importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação dos acadêmicos do curso de ciências biológicas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019023, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7170. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7170. Acesso em: 7 nov. 2024.