Importance of the institutional program of teaching initiation scholarship (PIBID) in the trainning of the academics of the biological sciences course
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7170Keywords:
Pibid, Initial teacher training, BiologyAbstract
The creation of public policies to encourage teaching, as is the case of Pibid, has sought to improve initial teacher training and encourage graduates to pursue a teaching career. The objective of this work was to analyze the importance of the Pibid in the initial formation of the graduates of the biology course of the Federal University of Piauí (UFPI), in the Petrônio Portela, Teresina campus. To that end, a questionnaire containing six questions was applied to 36 scholars from Pibid, and the analysis of the results showed that this Program has awakened in these students a greater interest in teaching, in addition, they feel more prepared to act in teaching. It is concluded that the Pibid/Biology subproject of the UFPI has provided scholarship recipients with experiences in the basic education school, encouraging the graduates to become more interested in teaching and making them more prepared for the adversities of the profession.
Downloads
References
AMORIM, Jasmin Guimarães dos Santos; DE ARAÚJO, Túlio Augusto Velho Barreto. O Pibid e o lugar da docência na carreira dos licenciandos da UFPE e UPE. V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2017. Disponível em: http://www.aconteceeventos.com.br/Anais%20ENESEB/resumos/PPT-eposter-trab-aceito-0159-1.pdf
APARÍCIO, Ana Sílvia Moço. Formação docente em questão: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Relatório de Pesquisa: Estágio Pós-Doutoral. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011.
BARBOSA, Silvia Maria Costa; SOARES, Júlio Ribeiro. A importância do PIBID no contexto da educação brasileira para a formação de professores no Brasil. In: Anais do I Seminário PIBID/UNICAMP. São Paulo. [on line], 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BORGES, Maria Célia; ALVES, Valéria Almeida; MARTINS, Sandra Eleutério Campos; CONDELES, José Fernando; ACRANI, Simone; OLIVEIRA-JÚNIOR, Ailton Paulo; ZEULLI, Elizandra. A Formação de professores na UFTM: o PIBID como experiência desafiadora. Rev. Triang.: Ens. Pesq. Ext. Uberaba – MG, v.3. n.2, p. 163-176, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/junie/Downloads/A_FORMACAO_DE_PROFESSORES_NA_UFTM_O_PIBID_COMO_EXP.pdf
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010.
BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007.
BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Diário Oficial da União 2016; 7 abr.
BRITO, L. P. S., MELLO, R. C. A., ARAÚJO, M. L. F. Contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) à formação inicial de professores de biologia na universidade. In: Anais eletrônicos do Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Caruaru: FUNDAJ, 2012. Disponível em: http://www.epepe.com.br/Trabalhos/04/C-04/C4-132.pdf
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <http://capes.gov.br/ educacaobasica/
CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2008. Setembro 2008. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid
DINIZ, Carlos Alberto Malveira; FONSECA, Patrícia Santos; GONÇALVES, Ellen Fabiana Oliveira; SILVA, Patrícia Cerqueira. Reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem da disciplina Geografia, no âmbito escolar. Revista Geográfica de América Central (online), v. 2No47E, p. 1-13-, n. 2011. Disponível em: http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/viewFile/2630/2513
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 415-, n. 2014.Diponível em: file:///C:/Users/junie/Downloads/dialogo-12752%20(2).pdf
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. V. Organização Escolar e Socialização Profissional de Professores Iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 155-172, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a06n115.pdf
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; CIGALES, Juliana Ribeiro. Aprendizagens na docência: Pibid e a formação de professores. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 15, p. 25-44, n. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/24263/22376
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 24-55, n. 2014. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf
GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação qualitativa dos projetos Pibid implementados em instituições de Ensino Superior – IES localizadas nas regiões Sudeste e Sul. Relatório Técnico. São Paulo: OEI/CAPES, 2013. 2v.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016. Disponível em: http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/347/360
GAUCHE, Ricardo; DA SILVA, Roberto Ribeiro; BAPTISTA, Joice de Aguiar; DOS
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, Josiane Peres; MAGNABOSCO, Fatima Luciana. O Controle Emocional em docentes do Ensino Fundamental e Médio, Segundo a Perspectiva de Professores e Alunos. In: VI EDUCERE - Congresso da Área da Educação - PUCPR - PRÁXIS, 2006, Curitiba - PR. Anais do VI EDUCERE, 2006. p. 622-644. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-056-TC.pdf
HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Educar, Curitiba, n. 24, p. 67-85, 2004. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a04.pdf
MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de pro¬fessores de química: professores/pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro; LEITE, Raquel Crosara Maia; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia. Educação em Foco, v. 21, p. 75-97, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Cliente/Downloads/1738-8968-1-PB.pdf.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000.
MORYAMA, Nayara; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.3, p.191-210, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/junie/Downloads/38157-126531-1-SM%20(2).pdf
PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RIBEIRO, Suzicássia Silva. Percepção de licenciandos sobre as contribuições do PIBID -Matemática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Lavras, 2013. 2012 p.
SANTOS, Marcia Zschornack Marlow; SOARES, Briseidy Marchesan; SCHEID, Neusa Maria Jonh. O Pibid e a formação de professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil. Interações, v. 11, p. 115-174, n. 2015. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewFile/8729/6288
SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MÓL, Gerson de Souza; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Formação de professores de química: concepções e proposições. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 27, p. 26-29, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/05-ibero-4.pdf
SEVERINO, A. J. Formação de professores e a prática docente: os dilemas contemporâneos. In.: PINHO, S. Z. Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2011. p. 3-14.
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Estágios curriculares supervisionados de ensino: partilhando experiências formativas. EntreVer, Florianópolis, v. 01, p. 116-136, 2011. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/1204
SOCZEK, Daniel. PIBID como formação de professores. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 05, p. 01-, n. 2011. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/10/39/1
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8ª edição. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.
TORRES, Cícero Magérbio Gomes; DA SILVA, Maria Marivania Feitosa; FERNANDES, Andréia Matias; LAURINDO, Jeferson Izaías Oliveira. Formação do Professor de Biologia: uma análise a partir do programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 1, p. 17-33, n. 2013. Disponível em: http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/9/pdf
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.