Pesquisa e prática discursiva sobre currículo na comunidade acadêmico-científica

territórios e conexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7316

Palavras-chave:

Currículos. Pesquisas. Territórios.

Resumo

O artigo é decorrente de uma pesquisa maior cujo objetivo é cartografar práticas discursivas sobre currículo da comunidade acadêmico-científica vinculadas às associações do campo e propagadas no periódico internacional Transnacional Curriculum Inquiry (TCI) e nos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) publicados nas revistas nacionais Currículo sem Fronteiras, e-Curriculum e Teias. Problematiza as vinculações institucionais dos autores que publicaram na TCI e nos dossiês da ABdC, a partir do diálogo com Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault entre agenciamentos coletivos de enunciação que desenham territórios. Evidencia o pensamento-diferença e propaga a ampliação dos espaços de abertura para publicação das pesquisas produzidas por autores vinculados a diferentes instituições e a participação de outras associações e entidades internacionais, com vistas à expansão das conexões nos periódicos do campo curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, inscrito no CNPq, “Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores”.

Priscila dos Santos Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Nathan Moretto Guzzo Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Referências

CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et Alii, 2009.

CARVALHO, Janete Magalhães. The Journal Transnational Curriculum Inquiry and the space-time of cosmopolitan hospitality and of curriculum field studies deconstruction. Transnational Curiculum Inquiry, v. 10, n. 1, p. 1-15, 2013.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v. 1.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Tradução de Peter PálPelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 2012. v. 5.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.

GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012.

Publicado

2019-11-22

Como Citar

SILVA, S. K. da; MOREIRA, P. dos S.; FERNANDES, N. M. G. Pesquisa e prática discursiva sobre currículo na comunidade acadêmico-científica: territórios e conexões. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019017, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7316. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7316. Acesso em: 21 nov. 2024.