Pesquisa e prática discursiva sobre currículo na comunidade acadêmico-científica

territórios e conexões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7316

Palabras clave:

Currículos. Pesquisas. Territórios.

Resumen

O artigo é decorrente de uma pesquisa maior cujo objetivo é cartografar práticas discursivas sobre currículo da comunidade acadêmico-científica vinculadas às associações do campo e propagadas no periódico internacional Transnacional Curriculum Inquiry (TCI) e nos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) publicados nas revistas nacionais Currículo sem Fronteiras, e-Curriculum e Teias. Problematiza as vinculações institucionais dos autores que publicaram na TCI e nos dossiês da ABdC, a partir do diálogo com Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault entre agenciamentos coletivos de enunciação que desenham territórios. Evidencia o pensamento-diferença e propaga a ampliação dos espaços de abertura para publicação das pesquisas produzidas por autores vinculados a diferentes instituições e a participação de outras associações e entidades internacionais, com vistas à expansão das conexões nos periódicos do campo curricular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, inscrito no CNPq, “Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores”.

Priscila dos Santos Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Nathan Moretto Guzzo Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Citas

CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et Alii, 2009.

CARVALHO, Janete Magalhães. The Journal Transnational Curriculum Inquiry and the space-time of cosmopolitan hospitality and of curriculum field studies deconstruction. Transnational Curiculum Inquiry, v. 10, n. 1, p. 1-15, 2013.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v. 1.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Tradução de Peter PálPelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 2012. v. 5.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.

GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012.

Publicado

2019-11-22

Cómo citar

SILVA, S. K. da; MOREIRA, P. dos S.; FERNANDES, N. M. G. Pesquisa e prática discursiva sobre currículo na comunidade acadêmico-científica: territórios e conexões. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019017, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7316. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7316. Acesso em: 21 nov. 2024.