Boas práticas docentes na formação inicial de professores licenciados em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8500

Palavras-chave:

Formação inicial, Magistério superior, Educação Física

Resumo

Identificou e analisou aspectos relacionados às boas práticas docentes na formação inicial de professores licenciados em Educação Física. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir da entrevista semiestruturada com professores atuantes no curso de licenciatura em Educação Física. Observou-se que as boas práticas relacionam-se diretamente com o posicionamento dos professores e ações como o reconhecimento da importância da articulação equânime entre ensino, pesquisa e extensão; o planejamento das aulas como momento de reflexão daquilo que se ensina; a permanente atualização das práticas de intervenção e a sua interface com as dimensões políticas e sociais, aliada ao compromisso e responsabilidade efetivadas no cotidiano por esses professores em suas práticas no magistério superior.

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Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Educação pela Ibero-American University. Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.  Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Jefferson Teixeira de Sousa, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduando do Bacharel em Educação Física na UFV. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFV).  Bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG e integrante do Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação Física (GEPEF).

Ederley Emanuel Souza, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduando do bacharel em Educação Física na UFV. Integrante do Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação Física (GEPEF)

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Publicado

2020-11-15

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; SOUSA, J. T. de; SOUZA, E. E. Boas práticas docentes na formação inicial de professores licenciados em educação física. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020031, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8500. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8500. Acesso em: 26 dez. 2024.