Motivação docente
permanência ou desistência na profissão?
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9086Palavras-chave:
Motivação Docente, Educação Básica, ProfessorasResumo
O objetivo do estudo foi compreender as concepções de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, sobre motivação docente e quais os motivos para permanência ou desistência da profissão. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina “Processos motivacionais e metodologias criativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Para coleta de dados, realizamos questionário online e entrevista estruturada. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009) e emergiram as categorias “motivação docente” e “motivos para permanência ou para desistência da profissão docente”. Como resultados, identificamos que a motivação intrínseca aparece, como fator preponderante para as professoras, que demonstraram realização pessoal e profissional. A motivação extrínseca foi observada pela necessidade de reconhecimento social e de valorização.
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