Motivação docente

permanência ou desistência na profissão?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9086

Palavras-chave:

Motivação Docente, Educação Básica, Professoras

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender as concepções de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, sobre motivação docente e quais os motivos para permanência ou desistência da profissão. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina “Processos motivacionais e metodologias criativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Para coleta de dados, realizamos questionário online e entrevista estruturada. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009) e emergiram as categorias “motivação docente” e “motivos para permanência ou para desistência da profissão docente”. Como resultados, identificamos que a motivação intrínseca aparece, como fator preponderante para as professoras, que demonstraram realização pessoal e profissional. A motivação extrínseca foi observada pela necessidade de reconhecimento social e de valorização.

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Biografia do Autor

Andressa Wiebusch, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rafael Faermann Korman, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidad de Barcelona. Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA. É professora da Escola de Humanidades/Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2020-10-13

Como Citar

WIEBUSCH, A.; KORMAN, R. F.; SANTOS, B. S. dos. Motivação docente: permanência ou desistência na profissão?. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020026, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9086. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9086. Acesso em: 4 dez. 2024.