A construção de uma disciplina da Pós-Graduação em Educação de forma integrada à movimentos sociais populares
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..9463Palavras-chave:
Educação, Ensino, Educação popular, Movimentos sociaisResumo
Este estudo analisa princípios e metodologias de uma disciplina em Educação Popular ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba em 2019. Foi construído com abordagem qualitativa e ênfase descritiva, por meio de relato de experiência. Para tanto, foram analisados: plano de curso; registros escritos dos pesquisadores; e memoriais das aulas. Foram sistematizadas as atividades de ensino e de aprendizagem nas aulas e a contribuição de convidados atuantes na pesquisa e na ação junto a movimentos sociais populares. Evidencia-se como se adotou um procedimento dialógico para a construção de formas de ressignificação e resistência frente questões impostas pela sociedade capitalista. Essa experiencia criou espaços de compartilhamento de vivências e de metodologias educativas em contextos de trabalho social, valorizando a identidade cultural das pessoas, fomentando conhecimentos e habilidades para a construção de um projeto civilizatório emancipador.
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