A construção de uma disciplina da Pós-Graduação em Educação de forma integrada à movimentos sociais populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..9463

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Educação popular, Movimentos sociais

Resumo

Este estudo analisa princípios e metodologias de uma disciplina em Educação Popular ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba em 2019. Foi construído com abordagem qualitativa e ênfase descritiva, por meio de relato de experiência. Para tanto, foram analisados: plano de curso; registros escritos dos pesquisadores; e memoriais das aulas. Foram sistematizadas as atividades de ensino e de aprendizagem nas aulas e a contribuição de convidados atuantes na pesquisa e na ação junto a movimentos sociais populares. Evidencia-se como se adotou um procedimento dialógico para a construção de formas de ressignificação e resistência frente questões impostas pela sociedade capitalista. Essa experiencia criou espaços de compartilhamento de vivências e de metodologias educativas em contextos de trabalho social, valorizando a identidade cultural das pessoas, fomentando conhecimentos e habilidades para a construção de um projeto civilizatório emancipador.

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Biografia do Autor

José Douglas de Abreu Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Bacharelado em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Iguatu, licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras. Atuou como professor temporário na Secretaria de Educação do Estado do Ceará.   

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB). 

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

ARAÚJO, J. D. de A.; CRUZ, P. J. S. C. A construção de uma disciplina da Pós-Graduação em Educação de forma integrada à movimentos sociais populares. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020041, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.9463. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9463. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

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