Ressignificação da auto-organização dos estudantes na EFA de Marilândia
possibilidades, avanços e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.9587Palavras-chave:
Auto-organização, Coletividade, ParticipaçãoResumo
A auto-organização dos estudantes é um processo de fortalecimento da coletividade e da vida de grupo, a partir da construção de sistemas orgânicos e democráticos de gestão. Relatamos, neste estudo, a experiência de ressignificação da auto-organização dos estudantes de uma Escola Família Agrícola (EFA), iniciado no ano de 2016, fruto de um projeto de pesquisa e experimentação pedagógica (requisito para a formação inicial em alternância dos monitores). A metodologia da pesquisa se baseou em revisão bibliográfica, pesquisa de campo com auxílio de questionários e atividades de intervenção na escola. Por meio deste projeto, foi possível ampliar os espaços de formação e participação dos estudantes, melhorar a relação destes com os monitores e, após este período, estruturar este artigo como relato de experiência, acompanhado de análises sobre a prática da EFA, elencando avanços obtidos e outras perspectivas a serem alcançadas.
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