UM CURRÍCULO DEMOCRÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES TEÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.151Keywords:
currículo, democracia, teorias crítica e pós-críticaAbstract
Este artigo apresenta uma discussão teórica hoje central na Sociologia da Educação, mais especificamente no campo de estudos sobre o currículo escolar. Seu propósito é abordar, à luz das teorias curriculares crítica e pós-crítica, possibilidades de elaboração e concretização de uma proposta curricular dita democrática, ou seja, interessada na articulação entre conteúdos de diferentes âmbitos disciplinares e questões de cunho social. Primeiramente, são apontados os principais pontos em que as análises curriculares críticas continuam relevantes nos dias atuais e, em seguida, discutidas as novas abordagens trazidas pela teoria pós-crítica, explorando tanto aspectos que propiciam um avanço no campo curricular, quanto desafios que surgem da utilização das novas categorias propostas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.