UM CURRÍCULO DEMOCRÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES TEÓRICAS

Autores/as

  • Stefania de Resende Negri FaE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.151

Palabras clave:

currículo, democracia, teorias crítica e pós-crítica

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão teórica hoje central na Sociologia da Educação, mais especificamente no campo de estudos sobre o currículo escolar. Seu propósito é abordar, à luz das teorias curriculares crítica e pós-crítica, possibilidades de elaboração e concretização de uma proposta curricular dita democrática, ou seja, interessada na articulação entre conteúdos de diferentes âmbitos disciplinares e questões de cunho social. Primeiramente, são apontados os principais pontos em que as análises curriculares críticas con­tinuam relevantes nos dias atuais e, em seguida, discutidas as novas abordagens trazidas pela teoria pós-crítica, explorando tanto aspectos que propiciam um avanço no campo curricular, quanto desafios que surgem da utilização das novas categorias propostas.

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Publicado

2011-07-26

Cómo citar

NEGRI, S. de R. UM CURRÍCULO DEMOCRÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES TEÓRICAS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.151. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6503. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos