UM CURRÍCULO DEMOCRÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES TEÓRICAS

Autores/as

  • Stefania de Resende Negri FaE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.151

Palabras clave:

currículo, democracia, teorias crítica e pós-crítica

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão teórica hoje central na Sociologia da Educação, mais especificamente no campo de estudos sobre o currículo escolar. Seu propósito é abordar, à luz das teorias curriculares crítica e pós-crítica, possibilidades de elaboração e concretização de uma proposta curricular dita democrática, ou seja, interessada na articulação entre conteúdos de diferentes âmbitos disciplinares e questões de cunho social. Primeiramente, são apontados os principais pontos em que as análises curriculares críticas con­tinuam relevantes nos dias atuais e, em seguida, discutidas as novas abordagens trazidas pela teoria pós-crítica, explorando tanto aspectos que propiciam um avanço no campo curricular, quanto desafios que surgem da utilização das novas categorias propostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-07-26

Cómo citar

NEGRI, S. de R. UM CURRÍCULO DEMOCRÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES TEÓRICAS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.151. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6503. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos