IMPACTO DA MUDANÇA DE NOMENCLATURA DE DEFICIÊNCIA MENTAL PARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.235Keywords:
Educação Especial, deficiência mental, deficiência intelectual.Abstract
A definição da deficiência intelectual sempre representou uma dificuldade no cenário educacional brasileiro. Na atualidade, o Brasil tem adotado a terminologia preconizada pela American Associatin on Intellectual Disabilities, que advoga a mudança de terminologia de retardo mental para deficiência intelectual. Este estudo tem por objetivo investigar a percepção de profissionais da rede municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo sobre o impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e os resultados indicam que os participantes consideram tanto aspectos positivos quanto negativos na mudança de nomenclatura, evidenciando o quão complexo um construto científico pode ser. Discute-se ainda que tal complexidade deve ser discutida na comunidade científica e também nos cursos de formação de professores pois tal temática tem reflexo direto na prática educacional que temos diante dos alunos com deficiência intelectual.
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