Imbricações entre violência, indisciplina e gênero em livros de ocorrências escolares
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.731Keywords:
Indisciplina. Gênero. Escola públicaAbstract
Com base em um recorte de pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação: Participação Democrática e Direitos Humanos, o objetivo deste artigo é explicitar e discutir imbricações entre violência, indisciplina e gênero em uma escola pública de educação básica por meio de registros nos seus Livros de Ocorrências Escolas – LOE, no ano de 2013, que demonstraram diferenças nos tratamentos dados a meninas e meninos no que se refere aos seus supostos atos de indisciplina, tanto quantitativamente, como qualitativamente. A abordagem metodológica foi qualitativa, exploratória e documental em educação. Foi possível evidenciar que concepções de gênero influenciaram a equipe escolar tanto no registro de atos de indisciplina como em relação às providências tomadas. Essas posturas refletem relações na escola que podem dificultar a oferta de uma educação de qualidade social na perspectiva dos direitos humanos.
Downloads
References
ABRAMOVAY, Miriam; CUNHA, Anna Lúcia; CALAF, Priscila Pinto. Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. Brasília: Rede de Informação Tecnológica Latino-americana - RITLA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, 2009.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editores, 2010.
BOTLER, Alice Miriam Happ. Injustiça, conflito e violência: um estudo de caso em escola pública de Recife. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 716-732, jul./set., 2016.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Brasília: SPM, 2009.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, n. 8, p. 432-443, 2002.
DEBARBIEUX, Eric. Violência na escola: um desafio mundial? Lisboa: Instituto Piaget, 2007.
FONSECA, Débora Cristina; SALLES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Mary. Contradições do processo de disciplinamento escolar: os “Livros de Ocorrências” em análise. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. v. 18, n. 1, p. 35-44, 2014.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HERMINIO, Ana Beatriz. Violência escolar e a expectativa de comportamento feminino: percepções de professores/as e diretores/as presentes nos registros de cadernos de Ocorrência. 2014, 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNESP, Rio Claro.
LIMA, Maria Teresa; SALLES, Leila Maria Ferreira. Alterações de um olhar cristalizado dos educadores para seus alunos e alunas. Revista Educação: teoria e prática, São Paulo: Instituto de Biociências da UNESP - Rio Claro, v. 24, n. 45. p. 17-54, jan/abr. 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturada. Petrópolis: Vozes, 1999.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2007.
MEYER, Dagmar; KLEIN, Carin; ANDRADE, Sandra dos Santos. Sexualidade, prazeres e vulnerabilidade: implicações educativas. Educação em Revista. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, n. 46. p. 219-239, dez. 2007.
MORO, Neiva de Oliveira. O livro preto nas escolas da região dos Campos Gerais. In: JORNADA DO HISTEDBR, 2003, Campinas. Anais..., Campinas: Unicamp, p. 01-13, 2003.
NASCENTE, Renata Maria Moschen; LUIZ, Maria Cecília; FONSECA, Débora Cristina Conflitos e livros de ocorrência no cotidiano da escola pública: alguns caminhos de investigação. In: 37ª Reunião da ANPEd, 2015, Florianópolis. Anais..., Florianópolis: ANPEd, p. 01-19, out. 2015.
RATTO, Ana Lúcia Silva. Livros de ocorrência: (in) disciplina, normalização e subjetivação. São Paulo: Cortez, 2007.
SPOSATI, Aldaíza. Equidade. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
SCHILLING, Flávia. ANGELUCCI, Carla Bianca. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis de uma escola justa. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 694-715, jul./set., 2016.
VÓVIO, Cláudia Lemos; RIBEIRO, Vanda Mendes; NOVAES, Luiz Carlos; BRAVO, Maria Helena. Livros de ocorrência: violência e indisciplina em escolas de território vulnerável. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 126, p. 1-29, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.