Imbricações entre violência, indisciplina e gênero em livros de ocorrências escolares

Autores/as

  • Renata Maria Moschen Nascente Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Cecília Kerches de Menezes Universidade Estadual Paulista
  • Paola Karuliny Guarnieri Maria Moschen

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.731

Palabras clave:

Indisciplina. Gênero. Escola pública

Resumen

Com base em um recorte de pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação: Participação Democrática e Direitos Humanos, o objetivo deste artigo é explicitar e discutir imbricações entre violência, indisciplina e gênero em uma escola pública de educação básica por meio de registros nos seus Livros de Ocorrências Escolas – LOE, no ano de 2013, que demonstraram diferenças nos tratamentos dados a meninas e meninos no que se refere aos seus supostos atos de indisciplina, tanto quantitativamente, como qualitativamente. A abordagem metodológica foi qualitativa, exploratória e documental em educação. Foi possível evidenciar que concepções de gênero influenciaram a equipe escolar tanto no registro de atos de indisciplina como em relação às providências tomadas. Essas posturas refletem relações na escola que podem dificultar a oferta de uma educação de qualidade social na perspectiva dos direitos humanos.

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Biografía del autor/a

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutora em Educação Escolar pela FCL - UNESP – Araraquara. É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Foi professora das redes municipal, estadual e privada, nos ensinos fundamental, médio e superior, assim como diretora e supervisora da rede estadual paulista. Suas áreas de pesquisa atualmente são: administração e organização da escola pública, formação de professores, coordenadores e diretores de escola e indisciplina e violência em contextos escolares

Maria Cecília Kerches de Menezes, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Serviço Social - Faculdades Integradas Maria Imaculada e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialização em: Administração e Planejamento em Projetos Sociais e em Metodologias e Gestão para Educação a Distância Trabalhou como professora na Faculdade Anhanguera de Piracicaba e na a Associação Educacional e Assistencial Santa Lucia de Mogi Mirim (SP). 

Paola Karuliny Guarnieri, Maria Moschen

Mestranda em Educação na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Membro do GEPEPDH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Participação Democrática e Direitos Humanos.

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Publicado

2017-09-12

Cómo citar

NASCENTE, R. M. M.; MENEZES, M. C. K. de; GUARNIERI, P. K. Imbricações entre violência, indisciplina e gênero em livros de ocorrências escolares. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 159–176, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.731. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6865. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos