Estágio curricular supervisionado: identidade e saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.799Keywords:
Estágio supervisionado. Saberes docentes. Identidade docenteAbstract
O objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados na prática docente como formadores de professores de Geografia e História na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Para tanto, tomamos o Estágio como locus privilegiado das discussões dos saberes docentes como construtores de um núcleo de saberes profissionais, importante à socialização profissional e à construção da identidade docente. Procuramos, entre os autores Pimenta e Lima (2010), Nóvoa (1992), Moita (1992), Gauthier (1998), Shön (2000) e Tardif (2012), contribuições teóricas para subsidiar nossas discussões sobre a formação de professor que integre três eixos: estágio curricular supervisionado, identidade e saberes docentes. A conclusão a que chegamos é de que o Estágio Supervisionado é um espaço privilegiado de discussão acerca dos saberes docentes, que são constitutivos da identidade e profissionalização docente.
Downloads
References
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica 2008. 240 p.
DOMINICÉ, Pierre. Ce que la vie leu r a appris. In: FINGER, Matthias, JOSSO, Christine (ed.). Pratiques du récit de vie et théories de la formation. Geneve: FPSE/Université de Geneve, cahier 44, p. 99-121, 1985.
FEIMAN-NEMSER, Sharon; BUCHMANN, Margaret. When is student teaching teacher education? Teaching and Teacher Education, v. 3, p. 255-273, 1987.
FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; PINTO, Renata Anastácio. Saberes da experiência docente em Matemática e Educação continuada. Campinas-SP: UNICAMP, 1999. (Mimeo).
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: Unijuí, 1998. 480p.
GROSSMAN, Pamela Lynn. The Making of a Teacher. Teacher Knowledge and Teacher Education. New York: Columbia University, Teachers College Press, 1990.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, p. 111-140, 1992.
NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. 2 ed. Portugal. Porto: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, António. Vidas de professores. Portugal. Porto: Porto Editora, 1992. 216p.
PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino. Cadernos de Pesquisa, n. 92, p. 5-15, 1995.
PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. Cotidiano escolar e ensino: conhecimento e vivência. Revista da Ande, n. 19, p. 5-10, 1993.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. 246p.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 256p.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 256p.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 328p.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. n. 4, p. 215-233, 1991.
ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, p. 115-138, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.