O PNAIC e sua contribuição aos professores alfabetizadores sobre o sistema de escrita alfabética
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.806Keywords:
Formação continuada. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Sistema de Escrita Alfabética.Abstract
Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo compreender a contribuição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aos professores alfabetizadores com relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e sobre como esse conhecimento interfere em suas ações didático-pedagógicas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, respondidos por alfabetizadores que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental em uma rede pública de ensino. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns professores. A pesquisa caracteriza-se como quali-quanti, cujos dados coletados são tratados por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que o PNAIC contribuiu para a troca de experiências, para a reflexão sobre a prática pedagógica e estratégias de ensino-aprendizagem. Os professores dizem que a partir do PNAIC houve uma melhor compreensão acerca dos níveis de escrita.
Downloads
References
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Regulamentação da formação continuada ao magistério. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no seu Art. 62, § 1. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 maio 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Portaria nº 867, 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, 05 de julho de 2012. 2012b. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/port_867_040712.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2016.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. Editora Scipione, 2007.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Colecção Ciências da educação Século XXI. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
GARCÍA, Carlos Marcelo. A Identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, Autêntica, v.1, p. 109-131, ago/dez 2009.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. P. 29-38.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. Estudos quantitativos em educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 1-30, jan./abr. 2004.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MORAIS, Artur Gomes de. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isto tem para a alfabetização? In: MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana; LEAL, Telma. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005, P. 29-45.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PRADA, Alvarado Eduardo Luiz; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010.
ROLDÃO, Maria do Céu. Que é ser professor hoje? – a profissionalidade docente revisitada. Revista das ESES, n. 9, p. 79-87, 1998. (Nova série).
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: Caminhos e descaminhos. Revista Pátio, Porto Alegre, ano 8, n. 29, p. 18-22, fev./abr. 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.