O caso bia.alighieri: reflexões sobre um tema de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.877Keywords:
Sociologia da educação. Trajetórias escolares. Estudo de caso. Perfil de configuração sociológico. Interseccionalidades.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar parte da trajetória escolar de uma mulher, negra, pobre e moradora da periferia de Belo Horizonte/MG e seus relativos estranhos gostos e hábitos de leitura. De caráter qualitativo e na forma de um estudo de caso, o material foi produzido a partir do resultado de entrevistas semiestruturadas. Alinhado ao referencial teórico da sociologia da educação disposionalista, o texto produz diálogos interseccionais com as categorias classe social, gênero, raça e território. Como argumento central indica a importância da necessidade de que pesquisas no campo da Sociologia da Educação façam uso de métodos multidimensionais na busca da compreensão do fenômeno das trajetórias escolares e das mobilizações parentais.
Downloads
References
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.
BATISTA, Antônio Augusto; CARVALHO-SILVA, Hamilton Harley de. Família, Escola, Território Vulnerável. São Paulo: CENPEC, 2013.
BOURDIEU, Pierre. (Coord). A miséria do mundo. 7. ed. Trad. Mateus S. Soares Azevedo et al. Petrópolis: Vozes, 2008a.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuições para uma economia dos bens simbólicos. 3. ed. reimp. Trad. Guilherme J. de F. Teixeira, Maria da Graça J. Setton. Porto Alegre: Zouk, 2008b.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Lisboa: Difel, 1989.
BUENO, Kátia Maria Penido. Construção de habilidades: trama de ações e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BURGOS, Marcelo Baumann (Org.). A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
BURGOS, Marcelo Baumann; PAIVA, Ângela Randolpho (Orgs). A escola & a favela. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Pallas, 2009.
CARDOSO, Frederico Assis. O que fizeram (e o que fizemos) de nós? Estudo de caso das trajetórias escolares de alunos/as do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) em Minas Gerais. 2013. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
CARVALHO, Marília Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, São Paulo, n. 22, p. 247-90, jan./jun. 2004.
CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Trad. Lia Gabriele R. Reis. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CRENSHAW, Kimberle W. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. Cruzamento: raça e gênero. Painel 1, p. 07-16. In: Seminário a intersecção das desigualdades de raça e gênero: implicações para as políticas públicas e os direitos humanos, 13 set. 2004, Anais... Rio de Janeiro, IBAM; UNIFEM; Consulado Geral dos Estados Unidos da América na cidade do Rio de Janeiro; et al., 2004.
DAVERNE, Carole. Trajetórias escolares. In: VAN ZANTEN, Agnès (Org.). Dicionário de educação. Trad. Maria Alice Nogueira. Petrópolis: Vozes, p. 768-71, 2011.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
FANFANI, Emílio Tenti. Culturas jovens e cultura escolar. In: Seminário escola jovem: um novo olhar sobre o ensino médio, 07 a 09 jun. 2000, Anais... Brasília/DF, MEC, 2000.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
HOOKS, Bell. Escolarizando homens negros. Trad. Alan A. Ribeiro, Keisha-Khan Y. Perry. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 677-89, set./dez. 2015.
HURSTEL, Françoise. As novas fronteiras da paternidade. Trad. Emma Carneiro e Castro. Campinas: Papirus, 1999.
JUNKES, Lauro (Org.). Cruz e Sousa. Obra completa: poesia (1861-1898). Jaraguá do Sul: Avenida; v. 01, 2008. 612p.
LA SOCIOLOGIE est un sport de combat. Direção: Pierre Carles. França. Montpellier, 2001. 1 DVD (150min), color. Produção: C-P Productions; VF Filmes (Documentário).
LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Trad. Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 2002.
LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações. Trad. Patrícia C. R. Reuillard, Didier Martin. Porto Alegre: Artmed, 2004a.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Trad. Ramon A. Vasques, Sônia Goldfeder. São Paulo: Ática, 2004b.
LAHIRE, Bernard. Patrimônios individuais de disposições: para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, n. 49, p. 11-42, set. 2005.
LAHIRE, Bernard. A cultura dos indivíduos. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MARTUCCELLI, Danilo. Grammaires de l’individu. Paris: Gallimard, 2002.
MARTUCCELLI; Danilo; SINGLY, François de. Les sociologies de l’individu. Paris: Amand Colin, 2009.
NOGUEIRA, Maria. Elites econômicas e escolarização: um estudo de trajetórias e estratégias escolares junto a um grupo de famílias de empresários de Minas Gerais. 2002. 195f. Tese (Concurso Público para o cargo de professora titular) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
PRADO, Adélia. Bagagem. 31. ed. Rio de Janeiro: Record, p. 118, 2011.
PROST, Antoine, VICENT, Gerard. História da vida privada: da primeira guerra a nossos dias. Trad. Denise Bottmann. 6. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, v. 5, 1999.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. 15. Ed. 2. imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZAGO, Nadir; PAIXÃO, Lea Pinheiro. Falando sobre gênero e educação: entrevista com Marília Pinto de Carvalho. Revista Pedagógica, Chapecó, v.15, n.31, p. 443-54, jul./dez. 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.