Análise dos PPC dos Cursos de Pedagogia ofertados pelo sistema UAB na região sul do Brasil: indicativos de oferta e adesão ao sistema UAB
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.973Keywords:
Projeto pedagógico de curso. Pedagogia. Educação a distância. UAB.Abstract
Este artigo decorre dos resultados obtidos na tese de doutorado em Educação realizada pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Maringá. O atendimento as diferentes demandas da sociedade brasileira influenciam o modelo formativo ofertado pelas Instituições de Ensino Superior públicas. Objetivou-se verificar nos Projetos Pedagógicos de Curso dos cursos de Pedagogia, os indicativos que justifiquem sua oferta e adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa é qualitativa, com opção pela análise documental e de conteúdo. Os indicativos encontrados foram: atender as novas exigências do mundo produtivo; democratização do acesso ao Ensino Superior; formação para o uso das tecnologias e acatar os marcos legais, demonstrando a relevância do curso de Pedagogia e do Sistema UAB na perspectiva da educação ao longo da vida. Desmistifica a modalidade a distância como aquela destinada somente aos que não conseguiram estudar no tempo e nas condições regulares de ensino.
Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Revogado pelo Decreto nº 9.057, de 2017. Brasília, DF: 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm>. Acesso em: 5 jan. 2018.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília, DF: 2006a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm>.
Acesso em: 6 jan. 2018.
BRASIL. Decreto nº 5.733, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF: 2006b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/decreton57731.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2016.
BRASIL. Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Revogado pelo Decreto nº 9.235, de 2017. Brasília DF: 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm>. Acesso em: 09 dez. 2016.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Revogado pelo Decreto nº 8.752, de 2016. Brasília DF: 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm>. Acesso em: 12 dez. 2016.
BRASIL. Decreto nº 9.057/2017. Brasília, DF: 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm>.
Acesso em: 08 dez. 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 6 jan. 2018.
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 136, de 8 de julho de 2010. Regularidade da autorização conferida à Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (VIZIVALI), instituição do sistema estadual, para a oferta do Programa Especial de Capacitação em Serviço destinado aos docentes da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília, DF: 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6288-pces136-10&category_slug=agosto-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 mar. 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: 2002a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, DF: 2002b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: 2006c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018.
COSTA, Maria Luísa Furlan. Educação a distância no Brasil. Maringá: Eduem, 2013. 130p.
FURG. Universidade Federal do Rio Grande. Secretaria de Educação a Distância (SEaD). 2010. Disponível em: <http://www.sead.furg.br/>. Acesso em: 5 jan. 2018.
GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 4 ed., 1981. 341p.
UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina. 2009. Disponível em: <http://www.udesc.br/>. Acesso em: 5 jan. 2018.
UEL. Universidade Estadual de Londrina. Deliberação da Câmara de Graduação nº 001, de 15 de fevereiro de 2011. Estabelece adequações curriculares à Resolução CEPE/CA n° 244/2009, que institui o Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica Pública e estabelece outras providências. Londrina, PR: 2011. Disponível em:
<http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/deliberacoes/deliberacao_01_11.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.
UEL. Universidade Estadual de Londrina. Resolução CEPE/CA n° 0245/2009. Estabelece o Projeto Pedagógico do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia integrante do Programa
Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica Pública. Londrina, PR: 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2009/resolucao_0245_09.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.
UEL. Universidade Estadual de Londrina. Resolução CEPE nº 0051, de 08 de junho de 2010. Regulamenta a criação de cursos na modalidade a distância na UEL. Londrina, PR: 2010. Disponível em:
<http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2010/resolucao_51_10.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.
UEM. Universidade Estadual de Maringá. Núcleo de Educação a Distância (NEAD). s.d. Disponível em: <http://portal.nead.uem.br/>. Acesso em: 6 jan. 2018.
UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância. 2009. Disponível em: <https://ead.uepg.br/apl/Curso_polo/index.php?page=ListaCursos#>. Acesso em: 5 jan. 2018.
UFPR. Universidade Federal do Paraná. s.d. Disponível em: <http://www.ufpr.br/portalufpr/>. Acesso em: 5 jan. 2018.
UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Educação a Distância (SEAD UFRGS). s.d. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sead>. Acesso em: 6 jan. 2018.
UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. s.d. Disponível em: <https://ead.ufsc.br/>. Acesso em: 6 jan. 2018.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Núcleo de Tecnologia Educacional. s.d. Disponível em: <https://nte.ufsm.br/>. Acesso em: 2 jan. 2018.
UNICENTRO. Universidade Estadual do Centro Oeste. Núcleo de Ensino a Distância (NEAD). 2015. Disponível em: <https://ead.unicentro.br/>. Acesso em: 5 jan. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.