Formação do professor universitário e a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação à prática docente: desafios e possibilidades.

Autores/as

  • Lucila Maria Pesce Universidade Federal de São Paulo
  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.417

Palabras clave:

tecnologias digitais da informação e comunicação, formação de educadores, docência universitária.

Resumen

No presente artigo refletimos sobre os desafios e as possibilidades que se descortinam à formação do professor universitário, dando especial destaque à integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) à prática docente. Para tanto, iniciamos com considerações acerca dos rumos da Educação, em tempos de Cibercultura.  As reflexões sobre o campo da formação de educadores melhor contextualizam o relato analítico de um programa de formação de professores universitários desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Encerramos o artigo com o alerta de que a integração das TDIC à formação da competência didática do docente universitário deve ser devidamente tematizada e problematizada, de modo a apontar as possibilidades que se descortinam à prática docente contemporânea e as contradições inerentes à presença das TDIC no campo da docência universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucila Maria Pesce, Universidade Federal de São Paulo

Doutora e mestre em Educação, pela PUC/SP, com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação, pela UNICAMP; bacharel e licenciada em Letras, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (linha de pesquisa - Políticas Educacionais e Formação de Educadores) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Informática em Saúde (linha de pesquisa - TIC na Saúde, no Ensino e em Telessaúde), ambos da UNIFESP. É líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura.

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Pedagogia. É professora Adjunta do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É Coordenadora de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES) junto à PROGRAD-UFJF e coordena os tutores a distância do Curso de Pedagogia - FACED-UFJF-UAB. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR, que conta com dezoito pesquisadores e estudiosos, envolvidos em investigações sobre a Aprendizagem do adulto em ambientes em rede e a formação docente.

Publicado

2013-12-17

Cómo citar

PESCE, L. M.; BRUNO, A. R. Formação do professor universitário e a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação à prática docente: desafios e possibilidades. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.417. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6625. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê