Ações e reflexões dos docentes no desenvolvimento da prática pedagógica na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.777Palabras clave:
Educação profissional e tecnológica. Prática pedagógica. DidatizaçãoResumen
Com a criação dos Institutos Federais (IF) ao final do ano de 2008 (Lei 11.892/08), novas configurações se apresentam para o ensino nessas instituições e, em consequência, novas demandas para a formação e o trabalho dos docentes. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar as ações e reflexões dos professores de cursos de educação profissional técnica de nível médio, no desenvolvimento de sua prática pedagógica em um Instituto Federal. O referencial teórico são os estudos Chevallard e Shulman, entre outros. Os resultados apontam a utilização de diferentes estratégias de didatização no ensino nas disciplinas técnicas, com ênfase na relação teoria-prática para demonstrar a aplicabilidade do conhecimento em atividades da futura atuação profissional dos alunos. O estudo possibilita reflexões sobre as singularidades da prática pedagógica na educação profissional e tecnológica, mais especificamente sobre o ensino das disciplinas técnicas.
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